Num futuro onde a regra é cada um por si, cada sítio é o Umbigo do Mundo



Alma Mãe é o primeiro álbum de uma série de banda desenhada Umbigo do Mundo, criada pela dupla dos autores portugueses Carlos Silva e Penim. Passada num universo ficcional onde muitos reconhecerão temas que cada vez mais dominam a atualidade: as alterações climáticas, o perigo do fim do projeto Europeu, o escassear da solidariedade entre as nações, segmentos da sociedade e até vizinhos. Neste mundo, cada vez mais próximo do nosso, os autores tecem uma trama excitante e misteriosa, com vários interesses e poderes em jogo, cada um considerando-se o centro do universo.

A construção do argumento teve um percurso pouco comum. A ideia e argumento inicial foram desenvolvidos por Penim Loureiro, mas foi mais tarde, com um convite ao escritor Carlos Silva, que a história começou a ganhar os seus contornos atuais. Liberto das minúcias do enredo, Penim pôde-se concentrar na arte. O primeiro álbum ficou pronto em 2020 mas, tal como muitas outras publicações, devido à pandemia, teve o seu lançamento adiado até à primeira quinzena de Setembro de 2021. O segundo álbum está já em andamento.
Vários esboços e originais estiveram expostos na colectiva “30+1: A BD não faz quarentena” na Bedeteca da Amadora em 2020, bem como na exposição da Biblioteca da Marvila (até 15 de Setembro de 2021), tendo sido a série apresentada no Festival Internacional de BD de Beja.
Após o evento de lançamento que decorreu na livraria Kingpin, em Lisboa, o livro estará disponível em todas as livrarias de referência.

SOBRE A HISTÓRIA
Centímetro a centímetro, as cidades costeiras da Europa foram sendo inundadas, mudando para sempre a geografia tal como a conhecemos.
Já há muito que a Humanidade sabia das consequências das alterações climáticas, mas foi incapaz de alterar o seu percurso de auto-destruição. As pessoas mudaram-se para as chamadas Cidades Sustentáveis, uma tentativa última de harmonia entre o Homem e a Natureza. No entanto, nem sequer a harmonia do Homem com o Homem foi conseguida. Quando a praga chegou e matou grande parte das mulheres, também elas foram abandonadas.
Agora, as ruínas inundadas das cidades antigas são refúgio das mais baixas camadas da sociedade, onde seitas crescem que nem bolor, alimentando-se do desespero e da miséria dos habitantes. E, no meio destes, surge um grupo de personagens que desafiam a balança de poder e que o destino está fadado a juntar: uma rapariga em busca de si, um andróide demasiado especial, um mabeco, um rapaz à procura da mãe e um soldado que fala com mortos.
Alma Mãe é o pontapé de partida do universo do Umbigo do Mundo, uma história desafiante, imaginativa e com muito para descobrir.

Carlos Silva é o argumentista, a par com o Penim Loureiro, do Umbigo do Mundo.
É escritor de ficção especulativa, tendo já uma dezena de contos publicados em antologias e revistas; assina ainda um romance de ficção científica de nome "Anjos". Em BD, escreveu "Bordalo Pinheiro - Uma Vida em Desenhos".
É ainda fundador e editor na Imaginauta, um projeto de edição e promoção de literatura de género.
Sabe mais em: https://carlossilvaautor.wordpress.com

Penim Loureiro é autor de BD, professor no Instituto Politécnico de Lisboa e ilustrador com uma obra que sempre cruzou a arquitetura com a banda desenhada.
Publicou a primeira BD em 1979, e, após de três décadas de interrupção, regressou em 2014 à banda desenhada com o álbum de BD semi-biográfico Cidade Suspensa, seguida da participação em Portugal 2055 (2015) e Reportagem Especial-Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal (2016), que ganhou o Troféu Central Comics para o Melhor Desenho.
Foi convidado para desenvolver um projeto em parceria com a Vista Alegre que une a BD e a porcelana.
https://www.facebook.com/penim.loureiro
https://penimloureiro.com/publications


Texto: Carlos Silva